Segurança no Trabalho

É preciso saber viver

Quando a Suzano Papel e Celulose, dentro do trabalho de gestão de SSO em desenvolvimento, decidiu ampliar a visão de colaboradores próprios e terceiros sobre a importância da segurança para a vida e o trabalho, convidou Mario Persona para apresentar uma palestra a um grupo de gerentes da área de segurança.

Indo além do que já era normalmente apresentado em palestras e treinamentos internos, Mario Persona mostrou como a segurança reflete no bolso do trabalhador: mais segurança, melhor qualidade de vida, empresa mais competitiva, maior lucratividade e melhores oportunidades de carreira. No total foram dezessete palestras contratadas pela empresa para levar esse conhecimento a mais de 7 mil colaboradores.

 

Segurança no Trabalho: É Preciso Saber Viver! (SIPAT - CIPA)
Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

 

Este tema ajudará sua equipe a valorizar ainda mais a prevenção de acidentes para a SEGURANÇA, saúde e qualidade de vida, criando também uma visão de sua importância para o sucesso do negócio.
Palestra especialmente indicada para eventos como SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) e eventos de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e outros promovidos pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).


Uma abordagem voltada a resultados

 

Se a sua equipe já conhece normas e procedimentos de segurança, recebe instruções periódicas em segurança no trabalho, cuidados com a saúde, dependência química, qualidade de vida e meio ambiente, é hora de mostrar uma visão do papel estratégico disso tudo nos resultados da empresa e no crescimento e sucesso da carreira profissional. Pois pode ter certeza de que seu colaborador está perguntando: "O que eu ganho com isso?"

 

SIPAT - SEMANA INTERNA DE PROTEÇÃO E SEGURANÇA NO TRABALHO
 

Quando a falta de segurança dói no bolso

 

Enquanto a maioria dos temas relacionados à SEGURANÇA no trabalho limita-se ao aspecto da saúde e integridade do trabalhador - aspectos extremamente importantes - Mario Persona mostra também que a falta de SEGURANÇA influi na qualidade e preço do produto ou serviço, comprometendo a competitividade da empresa. O resultado direto da falta de competitividade causa fortes dores no bolso do colaborador, reduzindo as oportunidades de melhores cargos, salários e benefícios. Além de comprometer a saúde e a vida, sua e dos que o cercam, a falta de segurança compromete sua carreira.

 

Principais tópicos desta palestra de segurança comportamental:

 

- O perigo de uma avaliação distorcida de risco
- Fazendo um diagnóstico de suas próprias falhas
- O custo do acidente para o país, empresa, cliente e trabalhador
- Pensando e trabalhando como dono e investidor
- A origem do comportamento inseguro no comportamento humano
- O excesso de autoconfiança na causa de acidentes
- O perigo de se pular etapas nos processos seguros
- Por que o ser humano destrói a própria saúde
- De onde vem o desejo pelos excessos
- O perigo da alimentação errada, da bebida, das drogas e das relações inconsequentes
- O desejo de satisfação imediata na causa de acidentes
- A famosa "gambiarra" e como evitá-la
- A importância da qualificação e de uma atitude segura
- O valor da pro atividade na manutenção de um ambiente seguro
- Mantendo o foco e evitando as distrações que causam acidentes
- Por que a segurança dos outros depende de você
- Como aprendi o quanto a vida de outro está em minhas mãos
- Pensando no bem estar de sua própria família
- Como a preocupação com a própria imagem pode causar acidentes
- Redescobrindo a paixão pela vida

 

Veja também o tema: Meio ambiente

 

Esta não é uma palestra-show, mas de informação e conscientização para o desenvolvimento de uma nova atitude para com a importância da SEGURANÇA no trabalho. O humor vem das histórias pitorescas envolvendo o apresentador, que são apresentadas para prender a atenção do público e ajudar a fixar a mensagem na memória, sem o comprometimento da seriedade devida à responsabilidade com a segurança. Não são contadas anedotas e nem são realizadas brincadeiras de cunho sexual, étnico ou racial.

 

__________


Mario Persona é consultor, escritor e palestrante. Suas crônicas, "causos" e entrevistas fazem parte dos temas apresentados em suas palestras. Veja em www.mariopersona.com.br

 

Este texto de Mario Persona pode ser publicado gratuitamente como colaboração em seu site, jornal, revista ou boletim, desde que mantidas na íntegra as referências acima.


UM CONTADOR DE HISTÓRIAS


Com seu estilo inconfundível, o palestrante Mario Persona transforma grandes questões em conceitos simples e de fácil compreensão para qualquer audiência. Um fino senso de humor e talento de cronista, aliados à experiência empresarial, lhe permitem extrair do banal o extraordinário e transformar "causos" corriqueiros em analogias perfeitas para a vida, carreira e negócios. Entre em contato para contratar uma palestra para sua empresa.